![]() O Gerenciamento Lean permite que as organizações melhorem seu desempenho. Com uma abordagem de melhoria de processos estruturada, melhor qualidade e redução de custos são atingidas, bem como um foco no cliente melhorado, redução dos desperdícios, e maior satisfação no trabalho. Por que usar a abordagem Lean?Técnicas de melhoria, como Lean e Six Sigma, estão se tornando cada vez mais populares, também para organizações de serviço e em ambientes de escritório. Empresas de serviço operam em um ambiente desafiador, com mudanças constantes na legislação, transparência no mercado cada vez maior, e orçamentos cada vez mais apertados. Ao mesmo tempo, os clientes esperam cada vez mais, com cada vez menos! Alta qualidade, excelente serviço ao cliente, e entregas rápidas, tudo isto com o menor preço. Isto significa que as organizações de serviço devem se tornar mais adaptativas do que nunca. Elas precisam melhorar seus negócios continuamente para atender às demandas dos clientes e sobreviver à competição. Mas como elas podem entregar mais valor para o cliente e reduzir os custos, ao mesmo tempo? Leia mais sobre a Empresa Adaptativa aqui. Abordagens como o Gerenciamento Lean e Six Sigma têm se provado poderosas para melhorar o desempenho das empresas. A metodologia foca em melhorar a qualidade, se tornar mais focado no cliente, e na eliminação das perdas e desperdícios. Conhecimento, ideias e compromisso das pessoas no local de trabalho são uma fonte importante para a melhoria. Mas, além disto, os gerentes possuem um papel importante na facilitação das melhorias. A Casa do Lean![]() Benefícios
Lean para a melhoria dos processosA filosofia Lean foca nos processos ponta-a-ponta, através do qual é criado o valor para o cliente. As técnicas e melhores práticas Lean suportam você na simplificação dos processos, eliminação dos desperdícios e foco no valor, resultando na melhoria dos processos. A partir desta perspectiva, há uma forte correlação entre Lean e o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM-Business Process Management). Mas o Lean não diz respeito somente a técnicas, mas também ao desenvolvimento de uma cultura Lean, As pessoas que executam o trabalho na sua organização desempenham um papel central. Através da valorização de suas competências e conhecimentos, e permitindo que eles evoluam continuamente os processos, o Lean se torna parte do trabalho diário. As vantagens da aplicação da filosofia Lean são claras. No entanto, para ter sucesso com Lean é necessário ter o conhecimento e a experiência certos.! LeanCoach, seu consultor LeanA BiZZdesign desenvolveu o LeanCoach para ajudar as equipes Lean a serem mais produtivas. Através de uma interface simples e intuitiva, o LeanCoach orienta os trabalhos de melhoria de processos através da metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar), fornecendo acesso a mais de 20 ferramentas essenciais para o trabalho, como a análise de partes interessadas, diagramas espinha de peixe, modelos de processos, análises de desperdícios, análises de causa-raiz, e muito mais. Para saber mais sobre a filosofia Lean e suas ferramentas, baixe GRÁTIS nosso eBook Trabalhando com Lean. Se você está envolvido em projetos de melhoria de processos utilizando a filosofia Lean, ou deseja conhecer mais sobre Lean, entre em contato com a Centus Consultoria, e descubra que a melhoria de processos pode ser divertida, e muito lucrativa! |